CRMA : Espécie : Stenella coeruleoalba

Stenella coeruleoalba

Nome popular: Golfinho-listrado

Características: O golfinho-listrado possui um corpo robusto onde o seu padrão de coloração é a principal característica da espécie. O ventre é claro, quase branco, sendo que vai escurecendo gradativamente nas laterais até atingir dorso que é coberto por um manto dorsal bem escuro, quase negro, que inicia no melão (testa) e termna pouco após a nadadeira dorsal. Uma faixa clara corta o manto nas laterais em direção à nadadeira dorsal. O bico é é negro na parte superior e branco na inferior, sendo que a ponta do bico e o lábio são negros. Do bico se prolongam três listras negras que dão origem ao nome popular do animal, a maior delas se prolonga por toda a lateral do corpo do animal até a sua região anal, passando pelo olho, uma outra se prolonga até um pouco depois do olho, também passando pelo olho, e a terceira se prolonga até as nadaeiras peitorais onde acabam por se fundir com as mesmas. As suas nadadeiras são escuras, quase negras, sendo a dorsal bastante falcada e localizada no meio do cropo, as nadadeiras peitorais são curtas.

Dimensões: O golfinho climene pode atingir até 2,60m de comprimento e pesar em torno de 156kg. Os filhotes nascem medindo cerca de 1m.
Alimentação (Dieta): O golfinho-listrado se alimenta de pequenos peixes e lulas de meia água.

Comportamento: Costuma viver em grandes grupos, com cerca de 100 a 500 indivíduos. São animais ágeis, nadam muito rápido, e pode ser observado surfando as ondas produzidas pelas embarcações, além de dando alguns saltos.

Distribuição: É uma espécie cosmopolita, ou seja, ocorre em todos os mares do mundo, nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos
Ameaças: As principais ameaças ao golfinho-listrado são as Redes de pesca, principalmente as utilizadas na pesca comercial do Atun, e as utilizadas nas embarcações de pesca comercial do Japão, com um agravante, a sua captura é intencional, o golfinho-listrado é uma das espécies de golfinho mais caçadas pelos Japoneses. O golfinho-listrado também sofre com a poluição dos mares, principalmente no mar Mediterrâneo.
Curiosidades: O golfinho-climene é bastante raro em água sbrasileiras, para o estado da Bahia se conhece apenas o registro do encalhe de um indivíduo, uma fêmea que já encalhou sem vida na Praia do Forte dia 1º de setembro de 1999.

[ anterior | próxima | voltar para espécies que ocorrem na Bahia ]